Algumas pessoas têm a noção errada de que Deus é contra o sexo. É uma percepção equivocada, pois Deus é claramente a favor do sexo! Ele é o criador do sexo! Uma ideia incrível! Certamente não há e nem haverá um empreendedor no mundo que possa ter uma ideia melhor. Este é um assunto que não tenho o menor embaraço em falar e, certamente, Deus também não o tem. É importante lembrar que na Bíblia tem um livro dedicado a importância do sexo. É o livro Cântico dos Cânticos do velho testamento.
O meu propósito em escrever sobre este assunto é apresentar algumas verdades que talvez você não tenha escutado a respeito deste tema e permitir que você tenha uma visão clara e saudável sobre um assunto que é tão pouco falado nas igrejas e nas famílias.
Primeiramente, sexo não é pecado! Ter atração sexual por alguém, apreciar a beleza exterior, ter um desejo saudável pelo sexo em si são lícitos. Muitos cristãos interpretam o impulso sexual como uma maldição e não como uma benção. Isso é uma mentira! A nossa sexualidade foi criada por Deus.
Mas de que impulso estou falando? Estou falando de uma sensação que bate em nossa porta mais fortemente na transição entre a pré-adolescência e a adolescência. É quando os nossos hormônios começam a bombear e transformar o nosso corpo, cabelos aparecendo em lugares que antes não tinham, uma consciência sexual flamejante, forte e ardente começam a navegar por nosso sangue e ferver como um vulcão em erupção. Parabéns, se você passou por tudo isso, você é um ser humano! Ser uma pessoa com desejos sexuais é parte do que significa ser um homem criado à imagem de Deus.
É importante destacar e compreender que os nosso impulsos sexuais fazem parte da nossa natureza humana. Por exemplo:
- Não tem nada demais em ser atraído por alguém ou perceber que esta pessoa é bonita;
- Não tem nada demais em ter um forte desejo para praticar sexo;
- Não tem nada demais em ficar excitado quando pensa em sexo
A questão fundamental em cada um dos exemplos acima é como reagimos a cada um dos estímulos e desejos dos nossos impulsos sexuais.
Infelizmente muitas crianças, jovens e adultos tem uma visão deformada sobre sexo. Para mim, isso é consequência de uma exposição continua a falsas verdades, que foram alimentando suas mentes e corações. Assim, ao longo do tempo criaram um comportamento e ações completamente distorcidos sobre o sexo.
Mas o que fazer? Vejo que há uma falha elementar que alimenta e dá espaço para as mentiras sobre o sexo que são difundidas no mundo. É a falta de tratar este assunto de forma clara, aberta, na medida certa e com os parâmetros certos. É preciso que a família e as igrejas pensem em maneiras de compartilhar sobre este tema de forma contínua e aberta. Eu reforço a forma aberta, pois o que vejo é cada vez mais sendo tratado dentro das famílias e nas igrejas como assuntos de bastidores, em reuniões separadas, como se fosse algo "de outro mundo" e não fizesse parte da natureza humana.
Temas como: "O desejo sexual do homem é diferente da mulher?", "O homem é estimulado diferente da mulher?" "Quem conquista, o homem ou a mulher?" São assuntos que certamente estão nos top five de dúvidas entres os jovens. Qual a razão de não tratar estes assuntos? Se não tratarmos, não tenham dúvida que eles encontraram quem trate, só não nos surpreendamos quando estiverem agindo com os parâmetros errados.
Saber que o desejo do homem é normalmente físico, enquanto o de uma mulher é mais emocional. Saber que normalmente o homem inicia o ato sexual e é estimulado visualmente e a mulher é estimulada normalmente por meio do toque. Saber que o homem é naturalmente um conquistador e isso o estimula e a mulher gosta de ser conquistada e até acha estimulante são informações que podem e devem ser compartilhadas para que todos saibam que Deus fez homens e mulheres para interagirem entre si. Compreender o plano de Deus ajudará a decidir que reações devem se seguir para que esses desejos e impulsos sejam usufruídos com a pessoa certa, no momento certo e da maneira certa.
Se você gostou do assunto, procure saber mais sobre o que a bíblia fala sobre sexo e relacionamento. Tenho certeza que você vai se surpreender!