quarta-feira, 19 de outubro de 2016

3 comportamentos que podem destruir a sua vida


Você sente que tem algo de errado?

O que eu estou fazendo com minha vida?

Você já passou ou passa por aqueles momentos difíceis, duros, que sabe o que está acontecendo, mas prefere não pensar a respeito para não ficar angustiado?

Você já parou pra pensar?

Você sabe o que precisa ser feito e não faz. Você é do tipo "depois eu faço"? 

Tudo faz sentido para você.

Você vive dizendo pra quem lhe aconselha: mentores, guardiões, pastores, pais, irmãos, dentre outros, as seguintes frases: "O que você está dizendo faz sentido", "Acho que estou no caminho errado" ou "Eu preciso mudar"

Mas você não faz nada!

Você quer um resultado diferente, uma vida diferente, uma vida melhor e continua agindo da mesma forma? Você colhe o que planta. Nâo tem como colher o que você não plantou! 

Essa introdução chamou sua atenção? Você conseguiu se identificar nessa situação?

Então vamos lá!

Vou compartilhar com você 3 comportamentos que vão destruir a sua vida e o que você deve fazer para eliminá-los:

1. DESCULPAS


Observo que as pessoas mais infelizes tem muitas desculpas para a sua realidade. Elas preferem não encarar a vida de frente e assumir suas responsabilidades. Mas, se agarram numa desculpa atrás da outra. Tornam-se viciadas em dar desculpas e nem percebem. Aliás, se torna tão comum que adquirem o hábito e passam a defendê-lo como um viciado que não consegue mais viver sem a sua droga. 

As desculpas não só impedem a sua felicidade, mas também tornam você impotente para enxergar uma forma de corrigir os erros e seguir no caminho da melhoria. Ora! Quando erramos, e erramos, é melhor assumir a responsabilidade de nossos erros e ter ajuda para corrigir o que precisa. Do que perder a oportunidade de melhorar e retomar o caminho dos acertos.

Esconder-se atrás de desculpas é, sem dúvida, a forma mais eficaz e rápida de continuar obtendo os mesmos resultados. E, num tempo talvez mais breve do que você imagina, todos os seus sonhos de melhoria irão para o ralo. 

Portanto, se você anda no caminho das desculpas, pare agora! Quanto mais você avançar neste terreno, mais você afundará! 


2. OMISSÃO



“Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: Lançai a rede para a banda direita do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.” (João 21.5-6)

Em nossa jornada muitas vezes temos muitas oportunidades de fazer o que precisa ser feito. Mas, diferentemente do texto acima, nos omitimos de fazer. Se tem uma coisa que Deus não pode fazer por você é a sua parte. Não se trata de falta de poder, mas de justiça.

Você já parou pra pensar?

Quem são os seus mentores/amigos de hoje? Quem lhe orienta o que fazer e onde? O convite que eles estão fazendo vão te levar ao resultado que você espera? Ou vão torná-lo cada vez mais escravo da vida que você diz não querer ter?

Você aceita com tranquilidade o que faz de errado? Você acha que não fazer nada e esperar que algo de bom aconteça é o caminho?

Meu pai e mentor me falava uma frase que nunca esqueci: "Quem ri numa esquina, chora na outra." Ele falava esta frase no contexto de quem acha que vale a pena curtir a vida sem responsabilidade, pensar apenas no curto prazo ou buscar resultados por meios ilícitos. Pessoas assim, preferem a omissão do que enfrentar, lutar, persistir e com determinação, agir com o propósito certo.

No caso de você ter mentores de qualidade, você está fazendo a sua parte ou está se omitindo? Se a resposta é que está se omitindo, então não culpe os outros por seus resultados, a responsabilidade é toda sua!

Talvez as oportunidades que você diz que não tem estão batendo à sua porta todos os dias, através de pessoas que lhe orientam sobre "o quê",  "quando" e "onde" você deve lançar sua rede. Porém, você insiste em ignorá-las. Ou pior, você até dá atenção, mas apenas para cumprir tabela.

Portanto, se você anda no caminho da omissão, pare agora! Quanto mais você avançar neste terreno, mais você afundará!

3. INCOERÊNCIA

"Faça o que digo, mas não faça o que faço"

A frase acima representa muito bem o que ocorre na vida de muitas pessoas. Aliás, mais uma vez vou lembrar de Jesus. Ele conseguiu dar o exemplo de que a lei não era apenas para ser conhecida, lida e pregada nas cinagogas, era para ser vivida. Caso contrário, seria incoerente e pura hipocrisia.

Muitos ainda hoje vivem numa completa incoerência de vida, uma distância enorme entre o que dizem e o que fazem.

Pense bem?

Você é capaz de dar uma aula sobre muitos temas relevantes para melhorar a vida de alguém? Então você busca viver e tem os princípios e valores desses temas como alicerce e guias em sua vida prática, certo?

Se a resposta for NÃO. Então você é uma pessoa incoerente. E mais, você pode até não querer acreditar ou aceitar. Mas, eu vou lhe dizer com a mais absoluta certeza: as pessoas percebem a sua incoerência, pois você pode até enganar as pessoas por algum tempo, mas é impossível enganar as pessoas por muito tempo. O resultado disso? Você está a cada dia se tornando uma pessoa não confiável, atraindo para si pessoas não confiáveis e se afastando cada vez mais de pessoas confiáveis.

É isso que você quer pra você? Lembre-se, a confiança é a base de qualquer relacionamento.

Portanto, se você anda no caminho da incoerência, pare agora! Quanto mais você avançar neste terreno, mais você afundará!

Bem, estou chegando ao final! Mas, veja que curioso ...



Ao terminar o texto percebi que as iniciais dos 3 comportamentos formaram a palavra "DÓI". E é isso mesmo o que acontece com quem vive desta forma.

Mas, pense comigo! Normalmente quando estamos com alguma dor no corpo é um sinal que tem algo de errado. É necessário diagnosticar o que está causando a dor e tratar o problema na sua raiz, antes que ele tome uma proporção muito maior. É uma forma do corpo G R I T A R pra você, pedindo que você tome uma ação eficaz e não apenas um analgésico, um paliativo que vai tratar apenas o sintoma. 

Portanto, o meu propósito é alertá-lo através do compartilhar de pensamentos e questionamentos que podem levá-lo a pensar, a refletir, a agir e mudar para melhor. 

Mas, eu não tenho o poder de mudar VOCÊ! 

Aliás, se você não quiser, nada poderá ser feito!

Não é uma questão de tempo, idade ou maturidade, como muitos pensam. É uma questão que envolve o desejo de mudar e a ação voluntária de mudar. Eu disse AÇÃO!

Então, o que está esperando para fazer o que precisa ser feito?

Você tem agora apenas duas decisões: Continuar fazendo as mesmas coisas, colher os frutos amargos das suas escolhas e ter resultados cada vez mais distantes do que é melhor para você e para o seu próximo …

Ou decidir mudar, plantar novas sementes e colher os melhores frutos da sua vida.

Agora é com você!

Se as reflexões do artigo acima ajudaram você, por favor, compartilhe-o com seus amigos. Desse modo, você ajudará também outras pessoas.

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

"Muito obrigado" ou "A responsabilidade é toda sua" ?



Resolvi compartilhar um texto extraído do livro Geração de Valor 2 de Flávio Augusto da Silva para meditarmos um pouco sobre como estamos construindo o nosso presente e como o que estamos fazendo hoje impactará o nosso fututo.

Faça uma visita ao você do futuro. Se você não entende a importância do tempo de plantar, nunca vai desfrutar do tempo de colher.

Quando começava a dar os primeiros passos profissionais, pensei em desistir algumas vezes. Ainda bem que não fiz isso. Hoje, se eu pudesse entrar numa máquina do tempo e estar a frente a frente com o Flávio Augusto 24 anos mais jovem, eu lhe diria olhando bem dentro de seus olhos:

"Olá, antes que me esqueça: hoje o Benjamin, meu filho mais novo, de 4 anos, ou melhor, seu filho também... Bem, deixa pra lá...Continuando, o Benjamin me entregou este presente que ele fez na escola. Em seguida me deu um abraço e disse que me amava. Vou deixar isso para você, para que todas as vezes que passar por um momento de dificuldade e pensar em desistir, você lembre que a sua vitória também será desfrutada por ele.

"Só mais uma coisa: muito obrigado. Prossiga em sua luta. Garanto que seu esforço vai valer a pena. Pode confiar em mim."

E você? Se você pudesse voltar no tempo, o que diria a si mesmo? "Muito obrigado" ou "A responsabilidade é toda sua"?

Bem, sobre o que passou você não pode fazer mais nada. Mas e se recebesse do futuro a visita de sua versão com vinte anos a mais? O que ela diria para você? "Muito obrigado" ou "A responsabilidade é toda sua"?

Pense nisso.

Flávio Augusto

O texto acima de Flávio Augusto nos remete a algumas reflexões: sobre o tempo, as dificuldades da vida, pensar em desistir, a vitória que nos espera e a nossa responsabilidade. Infelizmente vivemos numa sociedade da cultura do imediatismo. Muitos até plantam, mas esperam colher a curto, eu diria a curtissímo prazo e desistem por terem mentes que não compreendem que tudo tem seu tempo.

Na verdade, ficam mais preocupados e ansiosos com o resultado e deixam de fazer o que precisa ser feito para que o resultado aconteça. Aliás, um grande erro é focar no resultado. Claro que precisamos saber que resultado pretendemos alcançar. Mas, o foco deve ser em nossa preparação, em nossas ações dia a dia, em nosso trabalho. Pois, se estivermos no caminho certo, independente das circustâncias, das adversidades, o resultado virá.

Não devemos ter medo de errar, e erraremos, pode ter certeza disso! O importante é que assumamos a responsabilidade e aprendamos com os nossos erros. Mas, se estivermos no caminho certo, as lições aprendidas, as mudanças, as ações corretivas e de melhoria nos levarão ao resultado esperado.

O meu alicerce é Deus! Será?



Estava conversando com uma amiga sobre uma palestra e ela fez o seguinte comentário: "Eu acho tudo que falaram muito importante, mas se não tiver Deus como alicerce nada funciona."

A pergunta que faço hoje é: O que é ter Deus como alicerce?

Ter Deus como alicerce não é crê em Deus, pois, segundo a bíblia, em Tiago 2:19 se lê: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.” O que Tiago está dizendo é que a fé não é somente saber da existência  Deus.

Ter Deus como alicerce não é fazer uma oração todos os dias pela manhã como parte da sua rotina diária.

Ter Deus como alicerce não é fazer uma leitura diária da bíblia para cumprir seu plano de ler a bíblia em um ano e prestar contas com alguém que está lhe acompanhando se você fez ou não a leitura.

Ter Deus como alicerce não é comparecer a todas as programações da igreja.

Mas, afinal, se ter Deus como alicerce não é nada disso que foi mencionado acima, o que é? Antes de falar o que é ter Deus como alicerce, vamos voltar ao comentário e analisar melhor o que foi dito. Primeiro, a afirmação "se Deus não tiver como alicerce nada funciona" está errada. Pois, o contrário não é verdade "se tivermos Deus como alicerce tudo funciona."

É comum ouvir cristãos compartilhando suas "bençãos" quando o que eles esperavam em suas vidas se confirmou, ou seja, quando "tudo funcionou" conforme eles queriam. Mas, infelizmente, é raro ouvir Cristãos compartilhando momentos (pois não chamam de benção) em que não tiveram o que esperavam. Ora, a bíblia diz que devemos ser gratos em tudo, então só temos bençãos se tudo funcionar como esperamos que funcione? Ou, se tivermos Deus como alicerce (sem ao menos saber o que significa isso), quer dizer que tudo vai funcionar? Não, isso não é verdade! 

Ter Deus como alicerce é buscar viver com base nos valores e princípios que ele nos deixou. Mas deixou onde? Na bíblia. Então tudo o que foi dito acima está valendo? Sim e Não. Sim, se você está fazendo com o propósito certo e não se você está fazendo apenas para cumprir um ritual, um check list, para "ficar bem na foto" com outras pessoas, para não magoar alguém, para não gerar conflitos, etc. Veja que o propósito faz toda a diferença!

Ter Deus como alicerce é em todas as situações da vida, em qualquer momento ou lugar você usar como parâmetros de pensamentos, sentimentos, comportamentos, decisões, ações e escolhas os valores e princípios bíblicos que de fato darão sentido real a esta frase "Eu tenho Deus como alicerce".

Bem, se você tem interesse em ter uma vida alicercada em Deus, o caminho é:

  • Leia a bíblia como quem realmente tem interesse em aprender o que Deus tem a ensinar através da sua palavra;
  • Ore agradecendo pelo que tem e pedindo com sabedoria à Aquele que pode nos dar muito mais do que pensamos ou imaginamos;
  • Aplique o que tem aprendido, não importa se pouco ou muito, no seu dia a dia, no seu ambiente de trabalho, escola, faculdade e família. Fé sem obras não tem sentido!
  • Faça parte de uma igreja onde seus líderes tenham mais que uma "declaração de fé", mas busquem uma "vida de fé" alicercada em Deus;
  • Participe das programações da sua igreja não para cumprir tabela, mas para crescer juntamente com outros e aprender com o propósito de viver e compartilhar de uma vida Cristã cada vez melhor, diante de Deus e dos homens
  • Brilhe, seja luz! A bíblia diz que "Brilhem como o sol nascente aqueles que amam a Deus."