terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Ter sucesso e dinheiro é um problema?


Quando tinha 19 anos um amigo me chamou para ir a uma palestra. Segundo ele, era muito importante que eu participasse, pois poderia mudar a minha vida. 

Das lembranças mais remotas que tenho da minha infância, lembro do meu pai dizendo: "filho, o trabalho dignifica o homem." E isso eu via na prática, pois ele trabalhava com paixão e zelo.

Voltando a história, quando cheguei na palestra vi uma multidão de pessoas num auditório lotado. Talvez tivesse umas 1.000 pessoas. Todas esperando o grande palestrante que iria falar sobre algo que mudaria nossas vidas.

A palestra começou... A entrada do tão esperado palestrante foi triunfal. Ao som de uma música que enaltecia o dinheiro e o sucesso financeiro como sendo as coisas mais importantes que poderíamos conquistar em nossa vida.

Porém, depois de alguns minutos incomodado com o que escutava, ouvi o compartilhamento que me fez sair imediatamente daquele lugar. Foi quando o palestrante disse que diferente do que todos podiam pensar, tudo poderia ser muito rápido e em pouco mais de 6 meses novos milionários poderiam emergir daquele lugar. E começou uma sopa de frases de motivação, palavras de ordem e tantas outras que visam seduzir os perfis de pessoas que querem alcançar.

A sedução da riqueza, o amor ao dinheiro e a busca do sucesso já levou à ruína muitas pessoas. Não falo apenas da ruína material, mas me refiro à corrupção moral, a perda de pessoas que deveríamos amar, a perda da alegria de compartilhar momentos com as pessoas que dizemos amar, o ser escravo do trabalho (que muitas vezes amamos tanto) em detrimento a outras áreas da vida. Tudo isso e muito mais em nome de um sonho de sucesso pessoal com bases e alicerces errados.

Tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém. Ter sucesso e dinheiro não é o problema. Porém, como alcançar e qual a prioridade eles tem em nossas vidas fará toda a diferença entre a escravidão e a liberdade. Sucesso a todo custo pode trazer uma conta muito alta e que na maioria das vezes não temos como pagar. Porém, o que é pior é que na tentativa de pagar, aumentamos ainda mais os "juros" que são cobrados em forma de escravidão.

"Da soberba só resulta a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria. Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento." Pv 13.10-11 

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blo, QUE A POTENTE MÃO DO SENHOR ESTEJA CONTIGO

    ResponderExcluir
  2. Frases de efeito e palavras motivacionais... bem parecido com o que temos ouvido na maioria dos púlpitos ultimamente, não é mesmo?

    Continue escrevendo pra glória de Deus!

    Graça e paz!

    Lainy Anselmo
    vozdonoivo.blogspot.com

    ResponderExcluir