terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Como nós deveríamos viver?



É muito comum ouvirmos várias questões a respeito de como devemos viver. São conselhos, dicas, sacadas, opiniões, orientações, etc. Seja qual for a palavra que usar, todas são tentativas do homem de saber que caminho deve seguir.

Provavelmente, você que está lendo este post, assim como eu, também já deve ter se questionado sobre muitas coisas em relação a vida. E talvez já tenha ouvido ou lido muito sobre como ser feliz, como se relacionar com os outros, como se relacionar com a pessoa que você tem interesse em namorar, como se relacionar com os seus pais, como ser rico, como compreender o que acontece a sua volta e como se relacionar com um ser superior que muitos chamam de Deus.

Quero neste post compartilhar com você que encontrei as respostas a todas estas perguntas e muito mais no livro de Provérbios da Bíblia. Segundo muitos estudiosos, este é o livro mais prático do Antigo Testamento e, de uma certa forma, o mais prático de toda a Bíblia.

O livro de Provérbios contem sábios ensinamentos e aconselhamentos que nos ajudam a compreender melhor o que acontece a nossa volta, com as pessoas, com nós mesmos e com o Deus criador.

A organização do livro é composta por 31 capítulos e contém, principalmente, as declarações de Salomão, o terceiro e mais sábio rei de Israel (1 Rs 3:12). A maior parte do seu conteúdo, apesar de datado tradicionalmente do século X a.C é extremamente atual quando trata de assuntos relevantes da vida.

Seguem alguns conselhos extraídos do livro de Provérbios:

Conselho para líderes
Sejam honestos, humildes, justos, confiáveis, controlados e sóbrios

Dinheiro
Evitem esquemas que prometem riqueza rápida e fácil, preços injustos, cobranças de juros exorbitantes e suborno; reconheça as consequências ruins de se ganhar dinheiro desonestamente;compartilhe seu dinheiro generosamente com quem realmente precisa.

Uso adequado das palavras
Use as palavras que transmitam sabedoria, encorajem, protejam e edifiquem.

Uso inadequado das palavras
Evite a mentira, a calúnia, a fofoca, a falsidade, a zombaria, fala perversa, ostentadora ou agressiva.

Virtudes
Mostre coragem, diligência, humildade, generosidade, honestidade, integridade, benevolência, amor, paciência, autocontrole, confiabilidade, sobriedade, educação e sinceridade.

Vícios
Não adquira dinheiro desonestamente, não fique bravo ou perca a paciência, não suborne, não se torne um bêbado, um invejoso, um avarento, um hipócrita, uma pessoa injusta, ciumenta, preguiçosa, e, principalmente, não seja orgulhoso.

Trabalho e família
Seja fiel ao seu cônjuge; priorize a família sobre o trabalho.

O que resumi acima é apenas uma pequena parte. Quer uma boa dica de leitura para 2016? Leia o livro de Provérbios. Mas leia meditando, ponderando e fazendo a seguinte reflexão: como eu estou agindo em relação a este ponto? E, principalmente, a maior de todas as perguntas: o que eu vou fazer agora que sei o que precisa ser feito? Vou te ajudar. Simplesmente faça!

Os ensinamentos do livro poderão ser bastante úteis para a nossa vida (se abrirmos o nosso coração), pois ele sugere o caminho da fé, eficácia, da virtude e da sabedoria.

"Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Provérbios 3.5-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário