terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Como nós deveríamos viver?



É muito comum ouvirmos várias questões a respeito de como devemos viver. São conselhos, dicas, sacadas, opiniões, orientações, etc. Seja qual for a palavra que usar, todas são tentativas do homem de saber que caminho deve seguir.

Provavelmente, você que está lendo este post, assim como eu, também já deve ter se questionado sobre muitas coisas em relação a vida. E talvez já tenha ouvido ou lido muito sobre como ser feliz, como se relacionar com os outros, como se relacionar com a pessoa que você tem interesse em namorar, como se relacionar com os seus pais, como ser rico, como compreender o que acontece a sua volta e como se relacionar com um ser superior que muitos chamam de Deus.

Quero neste post compartilhar com você que encontrei as respostas a todas estas perguntas e muito mais no livro de Provérbios da Bíblia. Segundo muitos estudiosos, este é o livro mais prático do Antigo Testamento e, de uma certa forma, o mais prático de toda a Bíblia.

O livro de Provérbios contem sábios ensinamentos e aconselhamentos que nos ajudam a compreender melhor o que acontece a nossa volta, com as pessoas, com nós mesmos e com o Deus criador.

A organização do livro é composta por 31 capítulos e contém, principalmente, as declarações de Salomão, o terceiro e mais sábio rei de Israel (1 Rs 3:12). A maior parte do seu conteúdo, apesar de datado tradicionalmente do século X a.C é extremamente atual quando trata de assuntos relevantes da vida.

Seguem alguns conselhos extraídos do livro de Provérbios:

Conselho para líderes
Sejam honestos, humildes, justos, confiáveis, controlados e sóbrios

Dinheiro
Evitem esquemas que prometem riqueza rápida e fácil, preços injustos, cobranças de juros exorbitantes e suborno; reconheça as consequências ruins de se ganhar dinheiro desonestamente;compartilhe seu dinheiro generosamente com quem realmente precisa.

Uso adequado das palavras
Use as palavras que transmitam sabedoria, encorajem, protejam e edifiquem.

Uso inadequado das palavras
Evite a mentira, a calúnia, a fofoca, a falsidade, a zombaria, fala perversa, ostentadora ou agressiva.

Virtudes
Mostre coragem, diligência, humildade, generosidade, honestidade, integridade, benevolência, amor, paciência, autocontrole, confiabilidade, sobriedade, educação e sinceridade.

Vícios
Não adquira dinheiro desonestamente, não fique bravo ou perca a paciência, não suborne, não se torne um bêbado, um invejoso, um avarento, um hipócrita, uma pessoa injusta, ciumenta, preguiçosa, e, principalmente, não seja orgulhoso.

Trabalho e família
Seja fiel ao seu cônjuge; priorize a família sobre o trabalho.

O que resumi acima é apenas uma pequena parte. Quer uma boa dica de leitura para 2016? Leia o livro de Provérbios. Mas leia meditando, ponderando e fazendo a seguinte reflexão: como eu estou agindo em relação a este ponto? E, principalmente, a maior de todas as perguntas: o que eu vou fazer agora que sei o que precisa ser feito? Vou te ajudar. Simplesmente faça!

Os ensinamentos do livro poderão ser bastante úteis para a nossa vida (se abrirmos o nosso coração), pois ele sugere o caminho da fé, eficácia, da virtude e da sabedoria.

"Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Provérbios 3.5-6

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Ter sucesso e dinheiro é um problema?


Quando tinha 19 anos um amigo me chamou para ir a uma palestra. Segundo ele, era muito importante que eu participasse, pois poderia mudar a minha vida. 

Das lembranças mais remotas que tenho da minha infância, lembro do meu pai dizendo: "filho, o trabalho dignifica o homem." E isso eu via na prática, pois ele trabalhava com paixão e zelo.

Voltando a história, quando cheguei na palestra vi uma multidão de pessoas num auditório lotado. Talvez tivesse umas 1.000 pessoas. Todas esperando o grande palestrante que iria falar sobre algo que mudaria nossas vidas.

A palestra começou... A entrada do tão esperado palestrante foi triunfal. Ao som de uma música que enaltecia o dinheiro e o sucesso financeiro como sendo as coisas mais importantes que poderíamos conquistar em nossa vida.

Porém, depois de alguns minutos incomodado com o que escutava, ouvi o compartilhamento que me fez sair imediatamente daquele lugar. Foi quando o palestrante disse que diferente do que todos podiam pensar, tudo poderia ser muito rápido e em pouco mais de 6 meses novos milionários poderiam emergir daquele lugar. E começou uma sopa de frases de motivação, palavras de ordem e tantas outras que visam seduzir os perfis de pessoas que querem alcançar.

A sedução da riqueza, o amor ao dinheiro e a busca do sucesso já levou à ruína muitas pessoas. Não falo apenas da ruína material, mas me refiro à corrupção moral, a perda de pessoas que deveríamos amar, a perda da alegria de compartilhar momentos com as pessoas que dizemos amar, o ser escravo do trabalho (que muitas vezes amamos tanto) em detrimento a outras áreas da vida. Tudo isso e muito mais em nome de um sonho de sucesso pessoal com bases e alicerces errados.

Tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém. Ter sucesso e dinheiro não é o problema. Porém, como alcançar e qual a prioridade eles tem em nossas vidas fará toda a diferença entre a escravidão e a liberdade. Sucesso a todo custo pode trazer uma conta muito alta e que na maioria das vezes não temos como pagar. Porém, o que é pior é que na tentativa de pagar, aumentamos ainda mais os "juros" que são cobrados em forma de escravidão.

"Da soberba só resulta a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria. Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento." Pv 13.10-11