domingo, 25 de outubro de 2015

Qual o propósito e quem precisa de sabedoria?



Uma vez o grande rei Salomão teve uma experiência que certamente qualquer um de nós gostaria de vivenciar. O próprio Deus apareceu em sonho a Salomão e disse: "Pede-me o que queres que eu te dê." (1 Reis 3.5)

Imagine você diante de Deus, infinitamente poderoso, o Senhor do impossível, e ele próprio dizendo que você pode pedir o que quiser e Ele concederá. Incrível, não? E agora, o que pedir? Talvez muitos anos de vida, ficar rico, nunca mais ficar doente, etc.

Bem, diante deste cenário épico e oportunidade única, Salomão reconheceu que mais que riquezas, vida longa, informação e conhecimento, ele precisava saber conduzir os seus caminhos, ou melhor, muito mais que fazer certo as coisas, ele precisava fazer a coisa certa. Ele precisava discernir o certo do errado, ter um coração compreensivo para agir com justiça e com prudência considerando cada contexto, compreender as razões pelas quais o povo se comportava de uma maneira ou de outra, para saber como e quando agir, entender o que é justo. E foi exatamente isso que Salomão pediu.

No mundo moderno de hoje há uma busca frenética por informação e conhecimento, mas poucos sabem ou entendem a razão de buscarem o que buscam, para quem buscam ou como usar de maneira correta. Como se não bastasse a busca insensata, as fontes que são disponibilizadas e ansiosamente buscadas são aquelas que apresentam os caminhos mais curtos e simples para resolver problemas complexos. Mera ilusão! Pior do que isso, é que pessoas estão tomando decisões importantes na vida baseadas em "fórmulas mágicas", normalmente apresentadas como "Os 7 passos para ... " e propositalmente maquiadas de desejos universais do homem, tais como: felicidade, riqueza e poder. Isso não é sabedoria!

A falta da genuína sabedoria derrubou muitos impérios no decorrer dos séculos, tornou em ruínas os jardins suspensos da Babilônia e os palácios dos césares romanos. E pode fazer ruir a vida de qualquer um. Assim, buscar a sabedoria é muito mais que ser inteligente, é muito mais que buscar conhecimento. É obter aprendizado de como agir com justiça, com equidade e com efetividade. Todos precisam de sabedoria, os simples, os jovens, os inteligentes e os que se julgam sábios. 

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino." Provérbios 1.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário