Quem já não fez esta pesquisa no Google para saber onde estaria menos exposto a riscos, relacionado a sua segurança ou de sua família?
Principalmente, se pretende fazer uma viagem, seja a trabalho ou a passeio, rápida ou demorada. Não importa, nos dias de hoje a segurança é tema de debate em toda a sociedade.
O que você diria para seu filho se ele estivesse com medo diante de tantos relatos de violência nos telejornais?
Mais uma vez Salomão nos ensina que a sabedoria é a base para tudo na vida, inclusive a segurança (Pv 3.25-26). Ele nos dá algumas lições importantes:
1. Não invejar o homem violento, nem seguir nenhum de seus caminhos;
2. Jamais lutar com alguém sem razão, se te não houver feito mal;
3. Não planejar o mal contra o próximo, que confiantemente mora perto de você;
4. Não acusar alguém sem motivo, se ele não lhe fez nenhum mal;
5. Quando lhe for possível, não deixar de fazer o bem a quem dele precisa.
Quantas vezes nos expomos a um risco por ter seguido, por escolha própria, caminhos de homens que não deveríamos seguir? Quem já não brigou com alguém, mesmo sem razão, por puro orgulho? Quantas pessoas não "puxam o tapete" do seu amigo, quando este o tinha em grande confiança? Quantas pessoas são alvos de acusação sem motivo, apenas por inveja? Quantas oportunidades temos de ajudar e não ajudamos, simplesmente por falta de iniciativa?
Sem dúvida, os ensinamentos de Salomão nos fazem pensar que agir com sabedoria nos proporciona um caminho mais suave, com menos medo e mais seguro. Não importa se não temos o controle sobre todas as coisas (e não temos mesmo!). Porém, quando andamos com a verdadeira sabedoria, podemos dizer que estamos no lugar mais seguro do mundo.
"Então você seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará; quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo." Pv 3.23,24
Nenhum comentário:
Postar um comentário