Uma vez um amigo me disse o seguinte: "Vamos modelar um treinamento de "escutatória", pois vejo cada vez mais pessoas que precisam aprender a escutar do que falar." Isso é verdade!
De fato, se queremos ser mais eficazes em qualquer decisão ou atividade que venhamos a desempenhar, precisamos aprimorar a nossa capacidade de escutar. Porém, é preciso muita disciplina, pois estamos acostumados a não ouvir o que os outros tem a dizer. Principalmente, quando estamos em uma mesa de discussão. Queremos que todos nos escutem, mas quando os outros falam não aplicamos o mesmo.
A importância de escutar torna-se fundamental quando estamos numa discussão. Aliás, muitas pessoas entendem e interpretam uma discussão de forma errada, como se ter ou não a sua ideia atendida fosse o objetivo. Nesse pensamento, o escutar passa a não ser mais importante. Uma discussão de alto nível tem como propósito analisar uma questão, um problema ou um assunto, demonstrando e examinando os prós e os contras. Onde o ponto de vista e a percepção de cada um são fundamentais para a melhor tomada de decisão e escolha de que caminho seguir.
Muitas vezes não entendemos o que nos é transmitido ou interpretamos errado devido a nossa incapacidade de escutar. É o que diz as escrituras no livro de Hebreus 5.11: "Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação, porquanto vos fizestes negligentes para ouvir."
Seguem alguns conselhos onde podemos nos orientar para melhorar nossa capacidade de escutar:
1. Elimine as distrações quando estiver numa mesa tratando um assunto. Os smartphones e conversas paralelas são roubadores de atenção e uma falta de educação com quem está falando.
2. Procure o contato visual com quem está falando. Mantenha sua atenção no que está sendo dito e procure entender o que está sendo falado.
3. Elimine trabalhos paralelos, seja escrevendo em papéis sobre a mesa, respondendo e-mails no notebook ou atendendo telefones. Concentre-se no que a pessoa está dizendo.
4. Evite ficar pensando na sua resposta enquanto a outra pessoa está falando. Preste atenção no que está sendo dito. Pode ser importante para sua resposta.
5. Caso esteja distraído no início da conversa, seja humilde o suficiente para pedir desculpas e pedir para a outra pessoa repetir novamente o que foi falado.
6. Caso tenha dúvida no que foi falado, peça que seja repetido ou faça perguntas com o propósito de compreender claramente o que foi dito.
Que Deus nos ajude a sermos mais ouvintes!
"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." Tiago 1:19

Nenhum comentário:
Postar um comentário